sexta-feira , 27 dezembro 2024
Home Últimas notícias A reunião de líderes do Brics estabelece parâmetros para nações que desejam se juntar ao grupo.
Últimas notícias

A reunião de líderes do Brics estabelece parâmetros para nações que desejam se juntar ao grupo.

A 16ª Cúpula dos líderes do Brics terá como objetivo estabelecer, na Rússia, os critérios para a entrada de outros países como parceiros do bloco, em uma modalidade distinta da de membro pleno. Entre os critérios já definidos, estão a defesa da reforma das Nações Unidas (ONU), incluindo o Conselho de Segurança; a manutenção de relações amigáveis com os membros atuais, como Rússia, China e Irã; além de não apoiar sanções econômicas sem a autorização da ONU.

De 22 a 24 de outubro, os chefes de Estado dos países membros se reunirão em Kazan, na Rússia, para discutir os critérios. Segundo o Itamaraty, as negociações estão em fase avançada.

O secretário do Itamaraty de Ásia e Pacífico, o embaixador Eduardo Paes Saboia, explicou que o Brasil não indica países para ingresso no bloco, mas sim discute e define os critérios para associação. Atualmente, dezenas de nações demonstraram interesse em se unir ao Brics como parceiros associados.

Os crítérios para aceitar estados associados incluem a representação geográfica e a defesa da reforma da ONU. Países como a Argentina desistiram de ingressar no bloco, destacando a importância de não impor sanções sem a autorização do Conselho de Segurança.

Outro tema central da Cúpula do Brics será a busca por alternativas ao dólar no comércio entre os países do bloco, assim como o fortalecimento de instituições financeiras independentes do FMI e Banco Mundial. O Brasil assumirá a presidência do bloco no próximo ano, dando continuidade às negociações nesse sentido.

O evento contará com a presença de líderes de 32 países, sendo 24 representados por chefes de Estado. Estima-se que o Brics represente cerca de 36% do PIB global, superando o G7, grupo das maiores economias mundiais. O bloco surgiu em 2006 e desde então tem se fortalecido e expandido, ganhando relevância no cenário internacional.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...