domingo , 29 dezembro 2024
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O benefício por incapacidade pode ser requerido em 2.600 unidades dos Correios.

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria para que os segurados possam solicitar o benefício por incapacidade temporária para o trabalho em agências dos Correios.

A documentação necessária é enviada digitalmente através da ferramenta Atestmed do INSS, facilitando o processo de análise de casos e upload de laudos médicos.

Após um projeto-piloto em Fortaleza (CE), a parceria foi expandida para 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o Brasil, visando agilizar a concessão do auxílio-doença aos segurados do INSS com até 180 dias de afastamento do trabalho, cuja análise dos pedidos costuma levar em média 15 dias.

Com essa iniciativa, os segurados que não têm acesso à internet ou têm dificuldades com o aplicativo Meu INSS poderão ser atendidos mais próximo de suas residências.

Entenda

Os segurados do INSS podem solicitar o auxílio-doença através da perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. Também é possível fazer um pré-requerimento pela Central 135 e apresentar a documentação exigida em até cinco dias.

Caso haja pendências documentais durante a análise do requerimento, o segurado poderá complementar as informações em uma agência dos Correios.

Atestmed

O Atestmed permite uma análise mais rápida para a concessão do benefício, sem a necessidade de uma perícia médica presencial. Para dar entrada no pedido, é necessário cumprir os requisitos de contribuição para a Previdência Social, carência mínima de 12 meses e apresentar um atestado médico legível com o CID.

O aplicativo não nega requerimentos de benefícios, porém encaminha casos com inconformidades nos atestados para a perícia médica presencial.

Atestado

É importante que o atestado médico ou odontológico enviado eletronicamente contenha as informações necessárias, como nome completo do segurado, data de emissão, diagnóstico completo, assinatura do profissional emitente, entre outros requisitos.

Para mais informações sobre o procedimento, acesse o passo a passo do pedido.

Balanço

O Ministério da Previdência Social destaca a importância desse novo canal de atendimento, que se soma aos serviços já oferecidos pela Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS, para agilizar os processos de concessão de benefícios.

Segundo dados do ministério, a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa a maioria dos benefícios concedidos pelo INSS, e desde a reformulação do Atestmed em julho de 2023 até setembro deste ano, mais de 4 milhões de requerimentos foram feitos, resultando em mais de 2 milhões de concessões.

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