quinta-feira , 2 janeiro 2025
Home Últimas notícias Anvisa divulga novas imagens para alertar sobre os malefícios do tabagismo nas embalagens de cigarros.
Últimas notícias

Anvisa divulga novas imagens para alertar sobre os malefícios do tabagismo nas embalagens de cigarros.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou hoje, em um evento público em Brasília, as imagens que estarão presentes nas embalagens de produtos derivados do tabaco e nos expositores em estabelecimentos comerciais.

O objetivo é criar representações mais impactantes e claras para alcançar o público de forma eficiente.

De acordo com a agência, as advertências de saúde nas embalagens de produtos derivados do tabaco devem ser atualizadas regularmente para garantir a eficácia na comunicação dos danos à saúde causados pelo tabagismo e pelas substâncias presentes nesses produtos.

“Essas advertências são uma das campanhas de saúde mais eficazes do país, contribuindo significativamente para a política de saúde pública de combate ao tabagismo”, afirmou a Anvisa em comunicado.

Alertas

O novo conjunto de imagens inclui sete novas ilustrações dos danos causados pelo tabagismo: aborto, cegueira, câncer ou morte, acompanhados de mensagens conscientizadoras sobre desespero, dor, angústia ou morte, por exemplo.

As advertências de saúde são em tons fortes de amarelo para chamar a atenção do público. As imagens que serão impressas nas embalagens de produtos como cigarros, charutos e tabaco mastigável estão disponíveis neste link.

Os expositores em estabelecimentos comerciais que vendem produtos derivados do tabaco enfatizam os danos coletivos, como o fumo passivo e a ameaça à saúde pública, provocada pelo consumo do tabaco.

Serão incluídos QR Codes no material publicitário para direcionar os interessados a conteúdos em áudio sobre as advertências, facilitando o acesso das pessoas com deficiência (PCD) às informações sobre os riscos do tabagismo.

As peças de marketing para mostruários e expositores de produtos com tabaco podem ser visualizadas neste link.

Próximos passos

As propostas apresentadas hoje durante a audiência pública serão analisadas por uma equipe técnica para orientar a criação de uma futura norma da Anvisa, que será votada pela Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão.

A Anvisa também informou que os diretores vão definir a frequência das atualizações, com uma duração prevista de dois anos para as novas imagens, até 2027.

Histórico

No Brasil, o modelo de advertência em produtos derivados do tabaco existe desde 2001 e já passou por quatro atualizações em 2001, 2003, 2008 e 2017.

O país foi o segundo a implementar imagens nos avisos de saúde, seguindo recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco, a partir da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Cidade do Rio cria comitê preparatório para Cúpula do Brics

O Rio de Janeiro sedia, em julho, o encontro de cúpula dos...

Após ano marcado por enchentes, prefeito eleito de POA é empossado

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhado da vice Betina Worm,...

Prefeito e vereadores eleitos tomam posse em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tomou posse do seu segundo...

Silvio Mendes assume terceiro mandato como prefeito de Teresina

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, foi empossado nesta quarta-feira (1º). Aos...