quarta-feira , 15 janeiro 2025
Home Internacional Hamas aceita termos de Israel para cessar-fogo em Gaza
Internacional

Hamas aceita termos de Israel para cessar-fogo em Gaza

O Hamas aceitou os termos do acordo com Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. As lideranças do Hamas informaram nesta terça-feira (14) que consultaram líderes palestinos sobre os progressos das negociações, que ocorrem em Doha, capital do Catar. Segundo o comunicado oficial, o Hamas iniciou a preparação para a troca de prisioneiros, ainda sem data para acontecer.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, enviaram representantes para acompanhar as negociações. Biden conversou com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o acordo para libertar os reféns. O Primeiro-Ministro do Catar também falou com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre novos envios de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

De acordo com a imprensa em Israel, o acordo ainda está nas “etapas finais” e propõe a diminuição das tensões também na Cisjordânia, Líbano, Síria, Iêmen e Iraque. O acordo ocorreria em três etapas.

A primeira prevê a liberação de 33 prisioneiros israelenses. Em troca, Israel libertaria 50 prisioneiros palestinos para cada soldado mulher liberada. Dezesseis dias depois, começaria a libertação de todos os reféns israelenses vivos e a retirada das tropas de Israel da Faixa de Gaza. Na última fase, o Hamas entregaria os corpos dos reféns mortos, em troca de um plano de reconstrução da Faixa de Gaza. A imprensa de Israel estima que permanecem um total de 60 reféns vivos no território, além de 34 mortos confirmados.

Com a notícia de um possível acordo, famílias israelenses se reuniram, nesta terça, do lado de fora do Parlamento, em Jerusalém — e formaram uma corrente com cartazes dos parentes que podem ser libertados pelo Hamas. O Ministério da Saúde em Israel informou estar se preparado para o retorno, levando em conta as condições de quem está há mais de um ano em cativeiro.

E mesmo com a proximidade do cessar-fogo, os ataques israelenses à Faixa de Gaza aumentaram e mataram mais de 60 palestinos nas últimas 24 horas, noticiou a agência Al Jazeera. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, são mais de 46 mil mortos em 15 meses de conflito.


Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

No Catar, acordo de cessar-fogo é entregue ao Hamas e a Israel

No Catar, onde os negociadores estão reunidos, o porta-voz do Ministério das...

Giro Internacional: Rússia informa que vai firmar parceria com o Irã

Rússia: A Rússia informou que vai assinar uma parceria estratégica com o...

Ventos fortes intensificam incêndios em Los Angeles

Os fortes ventos que estão provocando incêndios florestais na área metropolitana de...

Incêndios elevam número de mortos em Los Angeles para 16

O número de mortos pelos incêndios que, desde a última terça-feira, devastam...