sexta-feira , 27 dezembro 2024
Home Últimas notícias A Controladoria Geral da União realizará uma análise para investigar as pessoas responsáveis pelo apagão em São Paulo.
Últimas notícias

A Controladoria Geral da União realizará uma análise para investigar as pessoas responsáveis pelo apagão em São Paulo.

Por instrução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Controladoria Geral da União (CGU) irá conduzir uma auditoria para investigar as responsabilidades pelo ocorrido do blecaute de energia elétrica que afetou a região metropolitana de São Paulo, deixando milhares de residências sem energia. Segundo o último dado da Enel, empresa concessionária de energia na região, cerca de 400 mil unidades consumidoras permanecem sem energia desde sexta-feira (12), devido às fortes chuvas e ventos com mais de 100 km/h que atingiram o estado. A normalização completa do serviço ainda não tem previsão.

“Algum erro ocorreu. Vamos investigar em que medida essa falha se deve à fiscalização da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], em que medida se deve à fiscalização da agência estadual de São Paulo ou se houve algum tipo de manipulação por parte da empresa para que suas falhas não fossem detectadas. Nossa investigação irá determinar e medir tudo isso”, explicou o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Além da capital paulista, outras cidades como Taboão da Serra, Cotia e São Bernardo do Campo continuam enfrentando os impactos da interrupção do fornecimento de energia elétrica, afetando também o abastecimento de água em algumas regiões devido ao desligamento de bombas e equipamentos da Sabesp, empresa estadual de água e saneamento.

O chefe da CGU afirmou que o trabalho de investigação não interfere na autonomia regulatória da Aneel no setor elétrico. “Nossa função, como CGU, é fiscalizar a atuação de qualquer órgão do governo federal. Auditorias da CGU relacionadas a questões regulatórias são comuns. Nenhuma delas representa uma interferência indevida”, argumentou Vinícius de Carvalho.

Compensação

O titular da Secretaria Nacional de Direito do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, também anunciou que o governo federal irá exigir da Enel a compensação pelos danos causados pelo blecaute nos últimos dias na cidade. Desde o ano passado, quando outro blecaute em São Paulo deixou milhares de residências sem energia, a pasta aplicou uma multa de R$ 13 milhões contra a Enel, que contestou a decisão.

“Recomendamos aos consumidores que tiveram aparelhos danificados devido ao blecaute que guardem a nota fiscal. Aqueles que tiveram remédios estragados, que costumam ser armazenados na geladeira, devem também guardar os comprovantes. Tudo deve ser documentado e solicitado à empresa”, destacou Damous.

O secretário informou que irá se reunir com o Procon de São Paulo para orientar os consumidores afetados na capital e região metropolitana. A Senacon foi notificada para apresentar um relatório completo sobre o blecaute, incluindo os consumidores afetados, os canais de atendimento disponíveis e um prazo estimado para a normalização do serviço.

“Não aceitamos a alegação da Enel de que não há prazo. Na verdade, estamos concedendo um prazo de até 3 dias para a restituição do serviço de energia”, afirmou.

Prefeitura

Wadih Damous também informou que a Senacon notificou a Prefeitura de São Paulo para obter informações sobre o serviço de poda de árvores na cidade, visto que a tempestade resultou na queda de árvores que danificaram postes e fios de energia elétrica. A própria Enel tem afirmado que, em algumas áreas da cidade, a restauração do serviço depende da remoção das árvores caídas. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...