sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias A segurança pública representa um desafio compartilhado pelas capitais do Nordeste durante o segundo turno das eleições.
Últimas notícias

A segurança pública representa um desafio compartilhado pelas capitais do Nordeste durante o segundo turno das eleições.

No próximo domingo (27), eleitores de quatro capitais nordestinas voltam às urnas para escolher quem comandará suas cidades pelos próximos quatro anos.

Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Natal enfrentam desafios em áreas como saúde, educação, saneamento e segurança pública. Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a mobilidade urbana também é um fator importante para a qualidade de vida dos cidadãos.

Natal

Em Natal, a educação é uma questão crítica. A cidade tem a menor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental entre todas as capitais do país: 4,5 pontos em 2023. A meta nacional é atingir 6,7 pontos em 2030.

O professor César Sanson, da UFRN, ressaltou a necessidade de criar mais vagas na educação básica, especialmente em creches, para melhorar o desempenho educacional da cidade.

Ponte forte redinha, Natal

Disputa para prefeitura de Natal será entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) – Ney Douglas/MTur

Outro desafio na educação é a falta de escolas integrais, segundo o professor. A disputa no segundo turno em Natal será entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT).

Na área da saúde, é necessário melhorar a oferta de serviços na atenção primária, reequipar postos de saúde e ampliar a rede de atendimento básico para desafogar as UPAs e hospitais, segundo Sanson.

Sobre a mobilidade urbana, é essencial restabelecer linhas de ônibus para facilitar o deslocamento dos cidadãos, especialmente os que vivem nas periferias da cidade.

Investimentos em áreas de lazer para jovens periféricos, como praças e quadras esportivas, são necessários para promover a sociabilidade e oferecer atividades culturais, segundo o professor.

Aracaju

A qualidade da educação nas séries iniciais do ensino fundamental é um desafio em Aracaju, que tem Ideb semelhante ao de João Pessoa. O segundo turno na cidade é disputado por Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT).

A violência contra a população negra, jovem e pobre é alarmante nas capitais nordestinas, destacando a necessidade de políticas de combate ao racismo.

João Pessoa

Brasília (DF), 01/10/2024 - Cícero Lucena e Marcelo Queiroga, candidatos à prefeitura de João Pessoa (PB). Eleições 2024. Foto: Cícero Lucena/Arquivo Pessoal e Marcelo Queiroga/Arquivo Pessoal

Cícero Lucena e Marcelo Queiroga disputam a prefeitura de João Pessoa (PB) – Arquivo Pessoal/divulgação

Em João Pessoa, a taxa de homicídios entre jovens negros é muito superior à dos brancos, evidenciando a necessidade de promover a igualdade étnico-racial.

Fortaleza

Fortaleza enfrenta desafios relacionados à violência contra a população negra, pobre e periférica. Na cidade, a chance de um jovem negro morrer é significativamente maior do que a de um jovem branco. A disputa no segundo turno está entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL).

Fortaleza, Praia do Meireles

Capital cearense tem 2,4 milhões de habitantes e elegerá seu prefeito no domingo – Jade Queiroz/ MTUR

A desigualdade racial na cidade reflete-se na saúde e na expectativa de vida, com pessoas negras vivendo menos que as brancas. A violência e a falta de políticas públicas eficazes contribuem para a intensificação dos problemas sociais em Fortaleza.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...