A empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, Enel, divulgou que ainda há 14.821 clientes sem fornecimento de energia elétrica, de acordo com o balanço feito neste domingo (20). Esse número representa apenas 0,18% do total de clientes atendidos pela empresa e é considerado dentro da normalidade.
A cidade de São Paulo é a mais afetada, com um total de 10.355 unidades sem energia. Logo em seguida, está Diadema, com 1.079 clientes impactados.
Direitos dos consumidores
O Procon-SP anunciou que intensificou o atendimento na capital paulista, especialmente para aquelas pessoas que estão enfrentando problemas com a falta de energia elétrica. Entre os dias 21 e 25 de outubro, das 9h às 15h, os consumidores poderão registrar reclamações nos postos montados nas subprefeituras de Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros e Santo Amaro.
Não é necessário agendar horário e é preciso levar uma conta de energia mensal para registrar a reclamação.
O Procon-SP justificou a instalação dos postos na região sul da cidade por ser a mais impactada pela interrupção no fornecimento de energia desde o temporal do dia 11.
Dentre os direitos dos consumidores, está o direito ao reembolso de valores por danos materiais causados pela falta de energia, como alimentos ou medicamentos perdidos e aparelhos danificados. Além disso, a empresa tem o dever de fornecer informações claras e transparentes sobre a retomada dos serviços e sobre como o consumidor deve proceder para ser ressarcido.
Condições climáticas
A Defesa Civil do estado de São Paulo informou que o sistema de baixa pressão que atuava no Centro-Oeste perdeu força e o corredor de umidade da Amazônia desviou para Minas Gerais e Rio de Janeiro, levando a chuva para esses estados.
Nas últimas 48 horas, choveu 151 mm em Itajubá e 146 mm em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, e 138 mm em Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro, conforme divulgado pela Defesa Civil.
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