sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias Apagão em São Paulo leva Aneel a convocar encontro de urgência com empresas de energia elétrica.
Últimas notícias

Apagão em São Paulo leva Aneel a convocar encontro de urgência com empresas de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará, em breve, uma reunião com as concessionárias de distribuição de energia em São Paulo para analisar a situação e elaborar estratégias para restabelecer o fornecimento de energia em partes do estado. Desde sexta-feira (11), milhões de domicílios ficaram sem luz devido a ventanias e temporais, que causaram a morte de sete pessoas.

O encontro marcado para as 18h contará com a presença da Aneel, representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e das empresas Enel SP, Neoenergia Elektro, EDP São Paulo, Energisa Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz, Cteep e Eletrobras Furnas.

A ação da agência reguladora atende a uma ordem do ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, que enviou um ofício ao diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa Neto. O ministro exigiu a realização da reunião e a apresentação de um plano de contingência na segunda-feira (14), na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Silveira também lembrou que já havia determinado a abertura de um processo administrativo em 2024 para investigar as falhas da concessionária Enel, podendo resultar na perda da concessão.

No sábado, o ministro criticou a falta de fiscalização da agência reguladora e indicou que não há planos de renovação da concessão da distribuidora em São Paulo.

No episódio de sexta-feira, 2,6 milhões de consumidores ficaram sem energia em São Paulo, sendo a Enel responsável por 2,1 milhões deles. Até o domingo à tarde, a empresa informou que 760 mil endereços ainda estavam sem luz.

O ministro Silveira coordenou a vinda de técnicos de outras empresas de transmissão e distribuição de energia de diferentes estados para auxiliar na normalização da situação em São Paulo. O prefeito de São Paulo e o governador paulista também pressionam pela interrupção da concessão da empresa de energia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...