domingo , 29 dezembro 2024
Home Últimas notícias Após a interrupção de energia, estabelecimentos gastronômicos solicitam aumento do prazo para pagamento de impostos.
Últimas notícias

Após a interrupção de energia, estabelecimentos gastronômicos solicitam aumento do prazo para pagamento de impostos.

Depois do blecaute desta semana, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) enviou ao governo de São Paulo uma solicitação de prorrogação do prazo de pagamento de impostos pelos estabelecimentos do setor. De acordo com a federação, o pedido visa adiar o vencimento de impostos para cerca de 250 mil estabelecimentos que foram afetados pela falta de energia em São Paulo.

O diretor executivo da Fhoresp, Edson Pinto, enfatizou a importância da prorrogação. “É crucial para a continuidade das atividades de milhares de estabelecimentos de hospedagem e alimentação. Estamos solicitando ao governo do estado que considere ampliar o prazo do recolhimento de tributos, para que as empresas afetadas pelo apagão tenham mais tempo para pagar. Isso já ajudaria, inicialmente, aquelas que foram impactadas. Também auxiliaria na manutenção dos empregos. Os órgãos executivos têm essa prerrogativa”, afirmou Edson Pinto em comunicado.

As chuvas intensas e os ventos que atingiram várias cidades paulistas na última sexta-feira (11) resultaram em sete mortes, queda de árvores e deixaram pelo menos 2 milhões de consumidores sem energia elétrica. Até hoje, segundo a empresa de energia Enel, 36 mil consumidores ainda estão sem luz na Grande São Paulo.

Segundo a Fhoresp, a interrupção de energia resultou em prejuízos de aproximadamente R$ 150 milhões para o setor nos primeiros quatro dias do blecaute. A entidade apontou que os principais afetados são os micro e pequenos empresários.

“Essas empresas não têm lucro significativo para compensar os danos causados em seis dias de apagão. A maioria delas tem apenas um salário mínimo retirado diariamente para a própria sobrevivência e de suas famílias. A situação beira o absurdo. Afinal, quem vai arcar com o prejuízo?”, questionou o diretor executivo da Fhoresp.

No início desta semana, a federação já havia enviado uma notificação oficial à Enel solicitando o restabelecimento urgente da energia em bares e restaurantes.

Questionada pela Agência Brasil, a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do governo paulista informou que o pedido feito pela Fhoresp foi recebido e “encaminhado para análise da equipe técnica”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...