quarta-feira , 6 novembro 2024
Home Últimas notícias Conferência na Fiocruz busca incentivar intercâmbio de conhecimentos para lidar com emergências de saúde pública.
Últimas notícias

Conferência na Fiocruz busca incentivar intercâmbio de conhecimentos para lidar com emergências de saúde pública.

A Fiocruz está sediando a Reunião Anual da Rede Pasteur 2024, que vai até quinta-feira (23). O encontro tem como objetivo compartilhar conhecimento científico entre instituições globais, com foco em inteligência artificial e tecnologia para enfrentar epidemias e crises de saúde. As discussões abordam temas como mudanças climáticas, doenças infecciosas como dengue, além de epidemias e pandemias como Mpox e gripe aviária.

A Rede Pasteur é composta por mais de 30 institutos que trabalham juntos para enfrentar desafios de saúde global por meio de ciência, inovação e saúde pública. Presente em 25 países e em cinco continentes, a Rede Pasteur é reconhecida como um ator não estatal da OMS.

No discurso de abertura, Manoel Barral Netto, médico e pesquisador da Fiocruz, ressaltou a importância de integrar diversas fontes de dados e tecnologias para lidar com as demandas de saúde pública. Ele mencionou a relevância dos dados de vacinação durante a pandemia de covid-19 no Brasil, enfatizando a necessidade de avaliar a eficácia das vacinas.

Peter Piot, pesquisador da London School of Hygiene & Tropical Medicine, destacou a importância de alinhar discursos, cooperações e conhecimentos para enfrentar crises sanitárias globais presentes e futuras. Ele ressaltou a necessidade de preparação para ameaças como epidemias e desastres nucleares, além de lidar com desafios atuais como as mudanças climáticas.

Os pesquisadores presentes no evento também enfatizaram o papel da inteligência artificial na pesquisa em saúde, destacando sua capacidade de acelerar a resposta a crises e prevenir doenças e epidemias. Amadou Sall, presidente da Rede Pasteur, ressaltou a importância de garantir que essas tecnologias sejam acessíveis e utilizadas com ética para reduzir desigualdades.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está...

Preto Zezé recebe título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O ativista e empresário Preto Zezé, cofundador da Central Única das Favelas...

Vitória de Kamala Harris é mais segura para a democracia, diz Lula

A poucos dias das eleições nos Estados Unidos (EUA), polarizadas entre a...

Itamaraty cita “tom ofensivo” por manifestações de venezuelanos

Em meio à escalada de tensões diplomáticas por parte do governo da...