Começa nesta segunda-feira, 18, a Cúpula de Líderes do G20, no Museu de Arte Moderna, zona Sul do Rio. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e é formado por 19 países mais a União Africana e a União europeia. Dos integrantes do Grupo, apenas o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participa.
O evento tem como foco as discussões sobre inclusão social, reforma da governança global e transições energéticas. O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva vão receber os líderes dos países que fazem parte do G20.
Na cerimônia de abertura está previsto o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030. A proposta já conquistou a adesão pública de 41 países.
Ainda na parte da tarde, a discussão será restrita aos chefes de Estado e de governo, e será centrada na reforma dos organismos internacionais. Já o debate sobre as transições energéticas está marcado para esta terça-feira, dia 19.
Ao fim desta segunda-feira, 18, haverá uma recepção oficial oferecida pelo presidente Lula aos chefes de delegações.
E ao fim do segundo dia de Cúpula dos Líderes do G20 haverá a cerimônia de transmissão da presidência do grupo econômico do Brasil para a África do Sul, que assume a partir do ano que vem.
Deixe um comentário