O órgão responsável pelos estudos e pesquisas educacionais, Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), vai realizar nos dias 15 e 16 as avaliações do Encceja 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) que estão cumprindo medidas socioeducativas que incluem restrição de liberdade.
Os exames estão sendo realizados em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração correspondentes de cada região do país, incluindo o Distrito Federal, de acordo com o acordo de adesão firmado com o Inep.
O Encceja avalia conhecimentos, competências e habilidades de pessoas jovens e adultas que não concluíram seus estudos na idade apropriada: 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio até a data do exame.
A participação nesse exame é de forma voluntária e gratuita para jovens e adultos que se encontram nessa situação.
Provas
O Encceja PPL 2024 consistirá em quatro provas objetivas para cada nível de ensino. Na terça-feira, a prova do ensino fundamental abordará conhecimentos em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; história e geografia.
No dia seguinte (16), os candidatos que buscam a certificação do ensino médio responderão questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física; ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
De acordo com o edital do Encceja PPL 2024, os gabaritos serão divulgados em 28 deste mês e os resultados serão conhecidos em 23 de dezembro.
O Encceja, desde 2002, oferece a chance de obter certificação no ensino fundamental e médio, além de permitir que os participantes retomem seus estudos. Os órgãos educacionais utilizam esses resultados como base para certificação dos participantes no nível de conclusão correspondente.
O exame do Inep serve como referência nacional para avaliação de jovens e adultos, proporcionando subsídios para a implementação de políticas educacionais direcionadas a esse público.
Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Deixe um comentário