domingo , 29 dezembro 2024
Home Últimas notícias Hacktivista detido por acessar ilegalmente os sistemas da Polícia Federal.
Últimas notícias

Hacktivista detido por acessar ilegalmente os sistemas da Polícia Federal.

A Polícia Federal capturou um indivíduo suspeito de ser o criminoso digital que invadiu sistemas de várias entidades governamentais. Uma delas, a própria PF. A detenção ocorreu no dia de hoje (16) durante a Operação Data Breach, iniciada para investigar invasões nos sistemas da PF e de organizações internacionais.

Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram executados em Belo Horizonte. Conforme os investigadores, o suspeito estaria por trás de duas postagens de venda de informações da Polícia Federal, datadas de 22 de maio de 2020 e 22 de fevereiro de 2022.

“O detido se gabava de ser o autor de várias invasões cibernéticas em diferentes países, afirmando em sites na web ter exposto dados confidenciais de 80 mil membros da InfraGard, uma parceria entre o Federal Bureau of Investigation – FBI e entidades privadas de infraestrutura crítica dos Estados Unidos da América”, comunicou a PF em comunicado.

De acordo com os investigadores, o criminoso virtual era reconhecido online como um “agente malicioso por trás do vazamento de grandes volumes de informações pessoais, incluindo aquelas de empresas como Airbus e a Environmental Protection Agency dos Estados Unidos”.

O indivíduo terá que responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, agravado pela obtenção de informações, com aumento da pena devido à comercialização dos dados obtidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...