terça-feira , 12 novembro 2024
Home Últimas notícias Hermeto Pascoal foi escolhido como um dos homenageados da edição de 2024 da Womex.
Últimas notícias

Hermeto Pascoal foi escolhido como um dos homenageados da edição de 2024 da Womex.

A Funarte, Fundação Nacional de Artes, marcará presença pela primeira vez na Worldwide Music Expo (Womex) 2024, uma das principais feiras do mercado musical em nível global. Essa participação faz parte do programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, que visa promover a música brasileira internacionalmente.

O Brasil será homenageado durante o evento com Hermeto Pascoal recebendo o prestigioso prêmio Womex Awards.


Rio de Janeiro (RJ), 10/07/2023 - A  presidenta da Funarte, Maria Marighella, lança o Funarte Retomada: Programas de Fomento da Política Nacional das Artes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Presidente da Funarte, Maria Marighella, Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Esta será a primeira vez que um artista brasileiro é homenageado com o prêmio Artist Award nesta importante plataforma global de música que é a Womex. Hermeto Pascoal e seu legado são tesouros que merecem ser celebrados em nossa música nacional, que representa singularidade e promove encontros culturais”, destacou a presidente da Funarte, Maria Marighella.

Aos 88 anos, Hermeto será o primeiro brasileiro a receber esse prêmio em 25 anos de história. Durante o evento, o pianista Jonathan Ferr apresentará seu Urban Jazz, inspirado no Afrofuturismo.

A delegação brasileira, composta por 28 representantes do setor musical de diversas regiões do país, se dirigirá a Manchester, na Inglaterra, onde a Womex acontecerá de quarta-feira (23) a domingo (27).

Os representantes brasileiros participarão de debates sobre o Circuito Amazônico de Festivais, a relação entre música e videogames, e o mercado de música ao vivo no Brasil. A presença da Funarte é um marco nas políticas de internacionalização das artes brasileiras, conforme estabelecido na Política Nacional das Artes.

“A internacionalização das artes é fundamental em nossa missão de proporcionar ao povo brasileiro uma política nacional que represente nossa diversidade cultural. Artistas e agentes culturais têm ultrapassado fronteiras e promovido uma ação sensível que fortalece a democracia, os direitos e as liberdades, enriquecendo nossa soberania e ampliando narrativas diversas”, afirmou a presidente da Fundação.

Festivais

Os oito festivais do circuito colocam a música como tema central no debate climático global, abordando questões como biodiversidade e representatividade de comunidades indígenas, negras, quilombolas, mulheres, caboclos e ribeirinhos.

O músico carioca Vic Hime participará de um painel sobre música e videogames, enquanto André Bourgeois, de São Paulo, discutirá o mercado de música ao vivo no Brasil para artistas estrangeiros.

A Womex, que atrai mais de 2.600 profissionais de 90 países, é um espaço destacado para fortalecer as redes criativas e comerciais da música, possibilitando aos curadores e gerentes de editoras descobrir novos talentos, projetos e explorar oportunidades alternativas de programação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

G20: Lula promete entregar propostas da sociedade a chefes de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (11), ao...

Proposta sobre fim da jornada 6×1 movimenta redes sociais

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um...

PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos

A Polícia Federal indiciou o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo...

Declaração do P20 pede reforma na ONU e desenvolvimento sustentável

A 10ª Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20 (P20), foi encerrada...