Os primeiros líderes mundiais que vão participar da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro já estão chegando ao Brasil. O encontro, na segunda (18) e na terça-feira (19), vai reunir os chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e a União Europeia, além de outros líderes de países convidados.
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, desembarcou no Rio de Janeiro no início da manhã deste sábado (16). Logo na chegada ao Brasil, ele se reuniu com o presidente Lula antes da cerimônia de encerramento do G20 Social. Guterres deve ser uma das figuras centrais nos debates sobre uma possível reforma na governança global, assunto que está diretamente relacionado às Nações Unidas e que é uma das pautas prioritárias do governo brasileiro na Cúpula do G20.
Ao longo deste sábado, ainda estão previstas as chegadas de dez chefes de Estado ao Rio de Janeiro. Entre eles, os presidentes do Chile, Gabriel Boric; e da Colômbia, Gustavo Petro; e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
A maioria, no entanto, deve chegar ao longo deste domingo (17). Serão 18 chefes de Estado, incluindo os presidentes da China, Xi Jinping; e dos Estados Unidos, Joe Biden. No mesmo dia, também devem desembarcar a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o presidente da União Africana, Mohamed Cheick El Ghasouani.
E nas primeiras horas da segunda-feira, dia de início da Cúpula do G20, estão previstas as chegadas ao Brasil dos chefes de Estado do México, Claudia Sheinbaum; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
Deixe um comentário