sexta-feira , 27 dezembro 2024
Home Últimas notícias Mais de meio milhão de residências ainda estão sem fornecimento de energia elétrica na região de São Paulo.
Últimas notícias

Mais de meio milhão de residências ainda estão sem fornecimento de energia elétrica na região de São Paulo.

Até as 5h40 da manhã desta segunda-feira (14), mais de 530 mil imóveis na região da Grande São Paulo estavam sem energia elétrica, de acordo com informações da Enel, concessionária responsável pelo serviço. Para resolver a situação, equipes da empresa receberam reforço de profissionais do Rio de Janeiro, Ceará e de outras distribuidoras de energia.

Apenas na cidade de São Paulo, cerca de 354 mil imóveis estão enfrentando o problema de falta de energia. Alguns dos municípios mais afetados incluem Cotia, com 36,9 mil clientes sem eletricidade; Taboão da Serra, com 32,7 mil; e São Bernardo do Campo, com 28,1 mil.

A Enel também informou que, até o momento, mais de 1,5 milhão de clientes que registraram chamados nos últimos dias tiveram o abastecimento normalizado. O blecaute na região metropolitana teve início na sexta-feira (11), após fortes chuvas atingirem a área.

Desde sexta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram em mais de 500 ocorrências em todo o estado, incluindo quedas de árvores e desmoronamentos de muros. No total, sete pessoas perderam a vida em decorrência das chuvas, sendo três em Bauru, duas em Cotia, uma em Diadema e uma na capital.

Impacto na água

A Sabesp alertou que a falta de energia elétrica afeta o abastecimento de água na região e recomendou o uso consciente da água disponível nas caixas residenciais. A interrupção de eletricidade prejudica o funcionamento de estações elevatórias e boosters, equipamentos essenciais para o transporte de água para áreas mais elevadas.

O Procon-SP anunciou que irá notificar a Enel Distribuição São Paulo para esclarecer a demora no restabelecimento da energia elétrica e pedirá a apresentação de planos detalhados para lidar com eventos climáticos extremos. O órgão também está monitorando os impactos em hospitais e instalações médicas, bem como em residências com equipamentos essenciais à vida. Os consumidores foram orientados a registrar os prejuízos causados pela falta de eletricidade e formalizar reclamações.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...