O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou denúncia, nesta terça-feira (22), contra seis indivíduos ligados ao laboratório PCS Saleme, localizado em Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Essas pessoas, entre sócios e funcionários, são responsáveis pela realização de exames de sorologia em pacientes transplantados, em parceria com a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A denúncia inclui a acusação de contaminação de seis pacientes por HIV devido à emissão de laudos falsos pelo laboratório.
Os denunciados enfrentam acusações de associação criminosa, lesão corporal grave e falsidade ideológica. Além disso, uma funcionária foi denunciada por falsificação de documento particular. O MPRJ solicitou a prisão preventiva dos envolvidos para garantir o desenrolar das investigações. O processo está em andamento sob sigilo judicial, sem divulgação de mais detalhes.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a nomeação do médico Marcus Vinícius Dias como novo diretor executivo da Fundação Saúde. Essa decisão foi tomada após a renúncia da diretoria da fundação, aceita pelo chefe do governo fluminense. Segundo o governador, essa nomeação reforça a transparência e segurança das investigações sobre a contaminação de pacientes transplantados com HIV devido a laudos falsos emitidos pelo Laboratório PCS Saleme.
Deixe um comentário