A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro comunicou hoje que foram identificados dois casos da nova variante XEC do coronavírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19. Ambos os pacientes são residentes na cidade do Rio de Janeiro e não viajaram para o exterior recentemente. Os casos foram identificados através de um acompanhamento de rotina realizado pelo Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde da SES-RJ, que seleciona aleatoriamente amostras para análises genéticas.
O primeiro paciente, um homem de 45 anos, apresentou sintomas a partir do dia 9 de setembro. Já a segunda paciente, uma mulher de 61 anos, manifestou os primeiros sinais no dia 11 de setembro. Ambos se recuperaram da doença após apresentarem sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum.
O Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da secretaria monitora indicadores precoces, como a incidência de sintomas gripais e a demanda por leitos nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, a fim de antecipar possíveis variações no número de casos.
Deixe um comentário