sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias O Ministério da Educação vai disponibilizar 1,25 milhão de vagas em um curso de educação inclusiva.
Últimas notícias

O Ministério da Educação vai disponibilizar 1,25 milhão de vagas em um curso de educação inclusiva.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje que disponibilizará 1,25 milhão de oportunidades para o curso de educação especial com foco na inclusão, voltado para a capacitação de professores.

A partir da próxima semana, os professores interessados poderão se inscrever para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A relação das entidades será anunciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC.

O curso à distância é destinado a educadores que atuam no ensino básico, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio, visando aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas.

A finalidade é que, ao término do curso, os educadores sejam capazes de desenvolver práticas pedagógicas para melhorar a educação especial com foco na inclusão, a fim de atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar de 2023 indicou que 1,5 milhão de estudantes da educação especial estavam matriculados em classes regulares do ensino básico na rede pública.

Capacitação

O início das aulas do curso de educação inclusiva está programado para março de 2025, com uma carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), será responsável pelo curso, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após se inscreverem nos sites de uma das 50 instituições de ensino superior participantes, os professores realizarão o curso na modalidade à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes. A plataforma virtual de ensino tem o objetivo de ampliar e descentralizar a oferta de cursos no país.

A capacitação, desenvolvida por especialistas, consistirá em quatro módulos:

·  direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;

·  desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;

·  currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;

·  e práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

Conforme o MEC, cada módulo incluirá leituras de material didático, atividades interativas mediadas por tutores, estudos de caso, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas.

As avaliações dos participantes do curso avaliarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

Dia dos Professores

Neste dia, o ministro da Educação, Camilo Santana, ao parabenizar todos os educadores pelo Dia dos Professores, em um vídeo publicado em suas redes sociais, antecipou que ainda neste mês o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará um conjunto de medidas para valorizar os professores. De acordo com o ministro, serão adotadas novas iniciativas para fortalecer a formação, atratividade da carreira docente no Brasil e reconhecimento da importância desses profissionais.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...