Neste dia, a produção jornalística Caminhos da Reportagem da TV Brasil abordará as queimadas no Brasil, trazendo à tona o episódio inédito Terra em cinzas: as queimadas de 2024. O programa será transmitido às 23h30 e também estará disponível no YouTube da emissora e no app TV Brasil Play.
Esta edição contou com o apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, ICMBio/PrevFogo – Ibama, Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), Zoológico de Brasília, Instituto Arara Azul e Instituto Caiman, os quais cederam imagens para a TV Brasil.
O programa revela que o Brasil enfrentou um dos anos mais desafiadores em relação às queimadas, com temperaturas elevadas e uma seca prolongada contribuindo para a propagação rápida do fogo. A fumaça resultante não apenas causou incêndios nas cidades, mas também levou o país a ter índices preocupantes de poluição do ar por vários dias seguidos.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que as queimadas deste ano são as mais intensas desde 2010. Segundo João Morita, coordenador de Manejo Integrado do Fogo do ICMBio, o fogo não surge espontaneamente, sempre há uma ignição por trás, seja em qual bioma brasileiro for.
A ação humana foi o principal gatilho para a devastação observada nestes eventos.
Até outubro, quase metade das queimadas do país ocorreram na Amazônia, totalizando 381 mil km² devastados pelo fogo, equivalente a uma área maior que o Japão. Para compensar toda essa emissão de dióxido de carbono, seria necessário plantar 1,26 bilhão de árvores, que levariam 20 anos para absorver o carbono liberado.
Cerrado e Amazônia
O renomado climatologista Carlos Nobre alerta para previsões catastróficas se a situação não for revertida. Ele destaca o aumento do desmatamento na Amazônia e aponta para a possibilidade de um ponto de não retorno em relação à preservação da floresta.
O Cerrado foi o segundo bioma mais afetado pelas queimadas, com 32,3% dos focos de incêndio no país. Incêndios de grandes proporções ocorreram na capital do Brasil, afetando a Floresta Nacional de Brasília por 5 dias e destruindo quase metade do território.
Luiz Aragão, pesquisador do Inpe, destaca a ocorrência de incêndios em grandes fazendas no Cerrado, apontando para um possível descontrole nas queimadas.
O Pantanal foi o bioma com o maior aumento percentual nas queimadas, com 1.267% a mais de focos em comparação a 2023.
Carlos Nobre alerta que, se as tendências atuais persistirem, o Pantanal corre o risco de ser extinto entre 2070 e 2100, enfatizando a necessidade de ação para evitar tal cenário.
O programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil é uma produção semanal que apresenta uma perspectiva inovadora e complexa sobre diversos assuntos de interesse público. Reconhecido e premiado, o programa aborda temas como saúde, economia, meio ambiente, segurança, cultura e muito mais.
Exibido às segundas-feiras, o Caminhos da Reportagem oferece conteúdo de qualidade e aprofundado, disponibilizando suas edições no site e no YouTube da emissora pública, além do aplicativo TV Brasil Play. Acompanhe as grandes histórias e questões atuais abordadas de maneira séria e comprometida pela equipe de profissionais da TV Brasil.
Acesse a TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura ou parabólica. Confira a programação ao vivo e sob demanda pelo TV Brasil Play, disponível para Android e iOS, ou pela WebTV.
Não perca o programa Caminhos da Reportagem nesta segunda-feira, às 23h30 na TV Brasil.
Deixe um comentário