quarta-feira , 6 novembro 2024
Home Últimas notícias O Supremo Tribunal Federal agendou uma audiência pública para discutir a questão da “uberização” no dia 9 de dezembro.
Últimas notícias

O Supremo Tribunal Federal agendou uma audiência pública para discutir a questão da “uberização” no dia 9 de dezembro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin agendou para o dia 9 de dezembro uma audiência pública para discutir a questão do vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.

Neste encontro, o ministro irá coletar informações para embasar sua decisão sobre a chamada “uberização” das relações de trabalho. Devido ao recesso de fim de ano no STF, o caso só será julgado pela Corte em 2025.

“Não há segurança jurídica se o cidadão não consegue saber e compreender qual é o conteúdo da norma e qual norma será aplicada em cada caso concreto, criando, dessa forma, um cenário de insegurança e incerteza”, mencionou o ministro em sua decisão.

O principal processo relacionado ao tema foi apresentado pela empresa Uber. A companhia alega que as decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceram a relação de emprego com um motorista do aplicativo são inconstitucionais.

A decisão a ser tomada terá efeitos de repercussão geral, o que significa que todo o sistema judicial deverá seguir a posição do STF após o julgamento do caso.

Apesar de diversos veredictos da Justiça do Trabalho reconhecerem o vínculo empregatício, o próprio Supremo já teve decisões contrárias.

No ano passado, a Primeira Turma do STF entendeu que não há vínculo entre os motoristas e as plataformas. Esse mesmo entendimento foi admitido pelo plenário em decisões válidas para casos específicos.

Aproximadamente 10 mil processos estão em trâmite em todo o país aguardando a decisão final do Supremo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está...

Preto Zezé recebe título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O ativista e empresário Preto Zezé, cofundador da Central Única das Favelas...

Vitória de Kamala Harris é mais segura para a democracia, diz Lula

A poucos dias das eleições nos Estados Unidos (EUA), polarizadas entre a...

Itamaraty cita “tom ofensivo” por manifestações de venezuelanos

Em meio à escalada de tensões diplomáticas por parte do governo da...