sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias O Supremo Tribunal Federal nega pedido de Bolsonaro para encerrar investigação sobre a Polícia Federal.
Últimas notícias

O Supremo Tribunal Federal nega pedido de Bolsonaro para encerrar investigação sobre a Polícia Federal.

A maioria dos integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) optou, nesta sexta-feira (18), por rejeitar um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que buscava anular a decisão que indeferiu o arquivamento do inquérito relacionado ao suposto vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal (PF).

O caso refere-se à transmissão ao vivo feita nas redes sociais em agosto de 2021, na qual Bolsonaro divulgou informações sobre o inquérito da PF que investigava a invasão aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018.

O ex-presidente compartilhou integralmente o inquérito em suas redes sociais, afirmando que a investigação não estava sob sigilo.

A defesa de Bolsonaro recorreu ao STF para manter o parecer da ex-vice-procuradora Lindôra Araújo, que recomendava o arquivamento da investigação. Além disso, a defesa buscava ter acesso à delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

Em agosto de 2022, Lindôra argumentou ao ministro que o arquivamento deveria ser automático. Apesar dessa posição, Moraes indeferiu o pedido e solicitou novas diligências no caso.

Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou o recurso por questões processuais. Conforme o ministro, ainda está pendente no processo o envio do relatório completo do caso pela Polícia Federal.

“Nesse sentido, a ausência do relatório detalhado de todo o material coletado prejudica a análise das questões relacionadas ao direito material. Diante disso, nego provimento ao recurso regimental”, determinou o ministro.

O entendimento foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Luiz Fux. A ministra Cármen Lúcia ainda precisa proferir seu voto para encerrar o julgamento virtual.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...