Agentes do poder público detiveram, neste fim de semana (12), no estado do Acre, ao menos seis indivíduos sob investigação por suposta participação em um alegado esquema de invasão ilegal de áreas públicas, desmatamento e exploração irregular de recursos naturais em terras protegidas.
As prisões em flagrante foram realizadas no âmbito da Operação Usurpare, uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Ibama e a Polícia Militar do Acre (PM-AC).
Em comunicado, a PF declarou que as “atividades ilegais crescentes de invasão e desmatamento em uma área destinada ao assentamento do Incra, em Acrelândia (AC), estavam colocando em perigo a integridade ambiental e o patrimônio federal”.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados ocupavam e exploravam recursos naturais de forma irregular, como a extração de madeira de árvores, em áreas protegidas, especialmente aquelas de proteção permanente do imóvel, que são garantidas por lei como espaços destinados à preservação da biodiversidade, proteção do solo e bem-estar da população.
A PF também informou que durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo. A reportagem não conseguiu entrar em contato com os alvos da ação.
Deixe um comentário