sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias Origens do Cedro: quinto voo parte do Líbano com 220 cidadãos sendo repatriados.
Últimas notícias

Origens do Cedro: quinto voo parte do Líbano com 220 cidadãos sendo repatriados.

Um novo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, a capital do Líbano, neste domingo (13), trazendo de volta ao Brasil 220 repatriados. O avião KC-30 da Operação Raízes do Cedro partiu às 12h (horário de Brasília) e fará uma parada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento. A previsão é que a aeronave chegue à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã de segunda-feira (14).

Entre os resgatados estão também dez bebês e dois animais de estimação. Este é o quinto voo de resgate de brasileiros, totalizando 1.105 repatriados e 13 animais de estimação até o momento.

A Operação Raízes do Cedro foi iniciada após ataques aéreos de Israel e uma ofensiva terrestre no país árabe, onde está localizado o Hezbollah. A operação é uma referência à árvore que aparece na bandeira do Líbano.

De acordo com o governo brasileiro, cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores estima que aproximadamente 3 mil têm interesse em retornar ao Brasil nos voos da FAB.

No último domingo (6), os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram à Base Aérea de São Paulo e foram recepcionados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O voo que partiu de Beirute neste domingo transportou a quarta carga de doações para a população libanesa, incluindo 1.4 mil cestas básicas e 6.9 mil embalagens de medicamentos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano, uma iniciativa da comunidade libanesa no Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores, através da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares para prestar assistência consular e avaliar a necessidade de futuros voos de repatriação, dependendo das condições de segurança na região.

Os números de plantão consular são +55 (61) 98260-0610 e +55 61 98313-0146, ambos com WhatsApp.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...

Lira e Lula se reúnem no Alvorada em meio a bloqueio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara...