Brasília sediou a competição universitária mais grandiosa da América Latina. Durante 12 dias, a capital federal foi palco da edição 2024 dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs). Após muito esforço, determinação e suor dos atletas em busca do lugar mais alto no pódio, restam as lembranças e lições para os próximos desafios esportivos de cada competidor. Além disso, os números também permanecem gravados na história.
A 71ª edição dos JUBs contou com a participação de mais de 7 mil atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram realizadas 31 modalidades esportivas, distribuídas em 18 hotéis, 13 locais de competição e um total de 2.661 medalhas entregues ao longo do evento. Devido ao crescimento dos JUBs, o torneio teve que ser dividido em duas etapas: a primeira semana foi dedicada às modalidades individuais, enquanto a segunda semana foi marcada predominantemente pelas competições coletivas.
O desempenho final foi celebrado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), porém, ele também demanda ainda mais esforços para os próximos eventos. De acordo com o presidente da entidade, Luciano Cabral, a exigência por melhorias é constante: “Nossa obrigação é sempre superar nossos limites. Temos trabalhado para elevar a qualidade dos jogos, investindo nas competições estaduais e fortalecendo as delegações. Embora o aumento do número de participantes seja natural, devido à qualidade do processo, o verdadeiro desafio é fazer cada edição ainda melhor. Adoramos desafios e planejamos sempre oferecer condições superiores em todos os aspectos, incluindo a parte técnica. Buscamos aprimorar não apenas a oferta esportiva, mas também a infraestrutura, que surpreende a cada edição”.
Além dos aspectos como hospedagem, locais de competição, transportes na cidade e refeitório, os frequentadores do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sede administrativa dos JUBs Brasília 2024, também puderam desfrutar do Boulevard dos Atletas. Esse espaço, divido em dois andares com 12 stands interativos de patrocinadores, proporcionava momentos de interação e entretenimento, incluindo a presença de uma pista de kart elétrico. Funcionando das 9h às 21h, o Boulevard dos Atletas se tornou o ponto de encontro favorito dos competidores, sempre lotado entre as competições.
“Criamos uma logística eficiente, garantindo que todos os locais do evento fossem acessíveis em até 20 minutos para atletas, equipes e público. O Boulevard dos Atletas, o principal ponto de concentração, reuniu grande parte das atividades esportivas, proporcionando um ambiente dinâmico, cheio de experiências esportivas, atividades das marcas patrocinadoras e momentos de descontração. Destacamos a montagem de uma pista de hoverkart, oferecendo uma experiência única aos participantes. Além disso, em parceria com o Governo do Distrito Federal, realizamos city tours, com sorteios de passeios de balão. Foi uma edição marcada pela excelência em todos os detalhes”, afirmou o gerente de logística e marketing da CBDU, Paulo Souza.
Os JUBs Brasília 2024 encerraram o ciclo de competições universitárias no país neste ano. Para o próximo ano, em 2025, os atletas terão o desafio de competir nos Jogos Mundiais Universitários, que serão realizados na Alemanha entre os dias 16 e 27 de julho.
Deixe um comentário