Eleitores surdos ou com deficiência auditiva que vão participar do segundo turno e ainda têm perguntas podem acessar a Central de Intermediação de Libras (CIL) através do aplicativo CIL-SMPED (disponível no Google Play e App Store) ou escanear um QR Code em cartazes nos locais de votação.
O serviço estará disponível nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 7h às 19h. A plataforma online permite fazer uma videochamada em tempo real com um intérprete de Libras para esclarecer dúvidas sobre a eleição. O segundo turno das eleições municipais ocorrerá no próximo domingo (27).
Eleitores do interior podem acessar a ferramenta pelo link disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), pelo aplicativo do PoupaTempo (disponível no Google Play e App Store) e através dos avisos com QR Code nos locais de votação.
Ao interagir, o TRE-SP recomenda que a pessoa surda ou com deficiência auditiva fique em frente ao celular ou dispositivo móvel usado na videochamada para visualizar a interpretação em Libras. A pessoa ouvinte não precisa aparecer na tela, pois pode se comunicar com o intérprete através do viva-voz.
Acessibilidade
De acordo com o TRE-SP, São Paulo possui 445.464 eleitores com alguma deficiência. Deste total, 134.816 têm deficiência de locomoção (28,07%), 40.485 têm deficiência visual e 25.096 auditiva. Além disso, 19.163 eleitores relataram dificuldades no exercício do voto. A maioria (260.753 pessoas ou 54,29%) tem outros tipos de deficiência.
Para garantir o acesso de todos os eleitores aos locais de votação, o TRE terá mais de 10 mil coordenadores de acessibilidade e cerca de 1.800 pessoas fluentes em Libras. Esses colaboradores estarão presentes nos locais de votação com camisetas de identificação.
Das 103.021 seções eleitorais em São Paulo, 35.371 são acessíveis (34% do total). Esses locais não possuem barreiras físicas que impossibilitem a movimentação das pessoas.
As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm atendimento prioritário na fila de votação, assim como seus acompanhantes, de acordo com a Lei Federal nº 14.364/2022.
Usuários de cão-guia podem entrar e permanecer com o animal durante a votação. Além disso, a urna eletrônica conta com uma nova voz para orientar os eleitores cegos ou com baixa visão, teclas antiaderentes e números em braille para facilitar o processo de votação.
Deixe um comentário