sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias Putin propõe ao Brasil a renovação do mandato no banco dos Brics ao lado de Dilma Rousseff.
Últimas notícias

Putin propõe ao Brasil a renovação do mandato no banco dos Brics ao lado de Dilma Rousseff.

O líder da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (24) que propôs ao Brasil estender a presidência do banco dos Brics por mais cinco anos, mantendo Dilma Rousseff como chefe da principal instituição financeira do bloco. O mandato de Dilma termina em julho de 2025.

Putin destacou: “A Rússia propôs manter o Brasil na presidência e a Sra. Rousseff como presidente do banco. Como o Brasil preside o G20 este ano, no próximo ano passará a liderar o Brics.”

O presidente russo apontou que, devido ao conflito entre seu país e a Ucrânia, ter um líder russo à frente do banco dos Brics, conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), poderia gerar problemas. Ele afirmou: “Não queremos transferir nossos problemas para instituições nas quais estamos interessados. Lidaremos com nossas questões internamente.”

Questionada pela Agência Brasil, a assessoria de Dilma Rousseff não retornou até o momento da publicação desta matéria quanto ao interesse em permanecer na presidência do banco com sede na China, em Xangai.

Conforme as regras do banco, cada país membro do Brics indica o presidente do NDB para mandatos de cinco anos. Com o rodízio entre os países, a próxima presidência é da Rússia.

Dilma assumiu a liderança do banco em março de 2023, sucedendo Marcos Troyjo, indicado pelo governo de Jair Bolsonaro. Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreu a mudança na presidência do Banco dos Brics, com Dilma assumindo o cargo.

O NDB já financiou cerca de 100 projetos totalizando aproximadamente US$ 33 bilhões. O banco desempenha um papel importante na estratégia do bloco para ampliar os investimentos nos países membros e do Sul Global.

Na última cúpula do Brics, Dilma Rousseff foi recebida por Vladimir Putin e defendeu a expansão do grupo e o uso de moedas locais para o financiamento dos países.

Dilma ressaltou: “Apesar dos altos investimentos, ainda não são suficientes para as necessidades dos países do Brics. Por isso, é essencial fornecer financiamento em moeda local por meio de plataformas específicas. O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) se compromete a viabilizar financiamentos tanto em projetos soberanos quanto privados”, durante o evento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...