Olivetto foi autor da famosa campanha do Bombril, estrelada por Carlos Moreno |
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O renomado publicitário Washington Olivetto nos deixou aos 73 anos, no Rio de Janeiro, neste domingo (13). A causa do falecimento não foi divulgada.
Reconhecido como um ícone global da publicidade, Olivetto foi o visionário por trás de algumas das campanhas mais inesquecíveis da história, tornando-se um dos mais premiados publicitários de todos os tempos. Entre seus trabalhos mais marcantes estão os icônicos comerciais da Bombril, como o Mon Bijou e o Pinho Bril, estrelados pelo ator Carlos Moreno, o “Garoto Bombril”, que ficaram na memória popular por décadas.
Durante sua trajetória, Olivetto acumulou mais de 50 Leões no Festival de Cannes e foi o criativo mais premiado no festival Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo, nas últimas três décadas. Além disso, foi reconhecido como um dos 25 publicitários mais influentes do mundo pela revista britânica Media Internacional e, por duas vezes, eleito o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP).
Em 2014, ele recebeu o tão prestigioso prêmio Clio Lifetime Achievement Award, tornando-se o primeiro não anglo-saxão a integrar o Creative Hall of Fame do The One Club, uma espécie de “Calçada da Fama” dos publicitários.
Olivetto também foi responsável pelos únicos dois comerciais brasileiros listados entre os 100 melhores do mundo. O primeiro, “Primeiro Sutiã” (1987), criado para a Valisère, retratava a história de uma adolescente que ganhava confiança ao receber seu primeiro sutiã. O segundo, “Hitler” (1989), produzido para a Folha de S. Paulo, apresentava o narrador exaltando feitos positivos de Adolf Hitler para, no desfecho, revelar a verdadeira identidade do personagem e destacar a manipulação dos fatos.
Biografia do publicitário
Washington Olivetto nasceu em São Paulo em 29 de setembro de 1951 e desde jovem demonstrou interesse pela publicidade, inspirado pelo pai, que atuava como vendedor. Iniciou seus estudos em Publicidade e Propaganda na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), porém não concluiu o curso. Mesmo assim, começou sua carreira precocemente, aos 18 anos, atuando como redator publicitário.
Um dos primeiros trabalhos que alavancaram sua carreira foi o comercial “O Pingo”, desenvolvido para a marca Deca em 1969. Em 1973, ganhou seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Cannes por essa peça. No ano seguinte, conquistou o primeiro Leão de Ouro do Brasil com o comercial “Homem de 40 Anos”, que abordava a importância de dar oportunidades a profissionais mais experientes.
Em 1986, Olivetto foi um dos fundadores da agência W/Brasil, que se tornou uma das mais premiadas do mundo, com filiais nos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Em 2010, a agência se uniu à McCann, formando a W/McCann, onde Olivetto ocupou o cargo de chairman até 2018.
Em 2020, lançou o podcast WCast, no qual compartilhava histórias e discutia temas relevantes do mercado publicitário.
Legado do Garoto Bombril
Um dos maiores feitos de Olivetto foi a criação do icônico “Garoto Bombril” em 1978. Interpretado por Carlos Moreno, o personagem protagonizou diversas campanhas ao longo dos anos. Uma delas se destacou por ser ousada, promovendo o amaciante Mon Bijou de forma direta em relação ao concorrente principal do produto. Após reclamações, a peça foi relançada com uma abordagem satírica em relação ao rival.
Olivetto também idealizou a campanha “Pense em Mim” (1991), na qual o “Garoto Bombril” canta a conhecida música de Leandro & Leonardo, promovendo o Pinho Bril e criticando a falta de valorização das donas de casa por parte da concorrência.
Sua genialidade e criatividade foram homenageadas até em músicas de Jorge Ben Jor, como “Engenho de Dentro”, que exalta a brilhante mente de Olivetto, e “Alô, Alô! W/Brasil”, uma ode à agência que ele fundou.
SAIBA MAIS
Fonte: Meio Norte
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