O técnico do handebol feminino da Universidade Paulista (Unip-SP), bicampeã do JUBs, Eduardo Carlone, acredita que a universidade pode ser a solução para o esporte no Brasil. Com uma vasta experiência e títulos, Carlone defende a implantação do modelo universitário no país, seguindo o exemplo dos Estados Unidos.
“O modelo de clubes no Brasil está enfrentando dificuldades. O modelo universitário, amplamente adotado nos Estados Unidos, poderia ser implementado e aprimorado no Brasil. Isso proporcionaria um ambiente para as jogadoras atuarem no futuro”.
O JUBs Brasília 2024 é um exemplo desse potencial.
“Neste ano, cinco equipes da Liga Nacional participaram do JUBs. Isso é uma oportunidade para todos os esportes, não apenas o handebol. Precisamos aprimorar não apenas no nível universitário, mas também no ensino médio. Além do aspecto esportivo, há também a questão da educação e formação profissional. A carreira de um atleta é curta e a situação dos clubes está cada vez mais complicada, com menos investimentos”.
Na final do handebol feminino no JUBs Brasília entre Unip-SP e UniCesumar-PR, a torcida comemorou o bicampeonato nos últimos 10 segundos da partida.
O primeiro tempo terminou com uma grande vantagem para a equipe de São Paulo, 20 a 10. Carlone observou que algo fora do comum estava ocorrendo.
“Fizemos um primeiro tempo excelente, tanto na parte ofensiva quanto defensiva, mas Maringá não estava no seu melhor dia. É uma equipe da Liga Nacional presente nas finais. Quando enfrentamos na fase de grupos, a vitória foi por apenas um ponto de diferença”.
No segundo tempo, a situação mudou.
“Elas voltaram para o jogo e tivemos uma queda de rendimento, sabíamos que a diferença de 10 gols era algo atípico”.
A UniCesumar se recuperou e, faltando um minuto para o fim da partida, o placar estava em 29 a 27, apenas dois gols de diferença. Na tentativa de empatar, a equipe de Maringá errou no ataque nos últimos segundos. A Unip recuperou a posse de bola, trabalhou bem e marcou o gol decisivo a 10 segundos do fim. Resultado final: 30 a 27.
* O jornalista Maurício Costa cobriu o evento em Brasília a convite da CBDU.
Deixe um comentário