sábado , 28 dezembro 2024
Home Últimas notícias UBES solicita gratuidade de transporte para alunos durante as datas do Enem 2024.
Últimas notícias

UBES solicita gratuidade de transporte para alunos durante as datas do Enem 2024.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa aproximadamente 40 milhões de estudantes do Brasil, entrou em contato com os governos estaduais e do Distrito Federal, as prefeituras das capitais e as respectivas secretarias de educação e transporte municipais, com o objetivo de solicitar a gratuidade no transporte público para os estudantes nos dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que ocorrerão em 3 e 10 de novembro.

Na edição de 2024, o Enem registrou mais de 5,07 milhões de inscritos, sendo 4,3 milhões de confirmados, o maior número de inscrições desde 2020, quando houve um total de 5,7 milhões de candidatos.

O objetivo da nova campanha de passe-livre no Enem é garantir a participação de um número maior de jovens no exame, principalmente para que estudantes de baixa renda não deixem de comparecer aos locais de prova por falta de recursos financeiros.

“O acesso ao passe-livre não se trata apenas de transporte, é uma questão de justiça social e equidade”, destaca a campanha da Ubes pelo passe-livre no Enem.

Em suas redes sociais, a Ubes informou que, no ano anterior, mais de 1 milhão de estudantes foram beneficiados com o passe-livre nos dois dias de aplicação do exame.

Carta aos gestores

Na última edição do Enem, mais de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram e houve uma taxa de abstenção de 32% nos dois dias de provas. A Ubes ressaltou em um ofício enviado aos gestores que muitas ausências foram devido a várias dificuldades socioeconômicas, sendo uma das principais delas o deslocamento.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Ubes, Hugo Silva, enfatizou que o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

“Não podemos aceitar que essa porta fique aberta para uns e fechada para outros. Ao analisar os dados, observamos que 48% dos estudantes inscritos acabam não realizando a prova devido a dificuldades financeiras, como alimentação e passagens”.

Transportes

Na cidade de São Paulo, desde dezembro de 2023, os ônibus possuem passe livre aos domingos, das 0h às 23h59. Para utilizar o benefício, os passageiros precisam utilizar o bilhete único de mobilidade na cidade.

No Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que não haverá passe livre estudantil durante as datas do Enem, porém, haverá reforço no transporte público coletivo nas linhas que passam pelos locais de aplicação das provas.

A Semob/DF destacou que a Universidade de Brasília (UnB) será um local de prova para cerca de 4 mil candidatos este ano, e, por isso, a linha que conecta a rodoviária do Plano Piloto ao campus terá saídas duas horas antes do início das provas e no horário regular de término das provas, às 19h deste domingo. Quanto ao metrô do Distrito Federal, será divulgado um horário especial de funcionamento para embarque e desembarque em todas as estações até o dia da prova.

Já a prefeitura da capital Natal divulgou o Decreto 13.222/2024 que garante a gratuidade no transporte coletivo urbano para os estudantes inscritos no Enem 2024. A medida será válida nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, das 0h às 23h59.


Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria O que levar para o Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Arte/Agência Brasil

Provas

Os participantes do Enem realizarão provas de quatro áreas de conhecimento ao longo de dois dias, totalizando 180 questões objetivas.

No dia 3 de novembro, as provas serão de: 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Além disso, os participantes deverão escrever uma redação de 30 linhas.

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do primeiro dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do primeiro dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Arte/Agência Brasil

No dia 10 de novembro, as 90 questões objetivas estarão divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do segundo dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do segundo dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Arte/Agência Brasil

Enem

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros e os resultados obtidos no exame servem apenas para autoavaliação dos conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de ensino superior de Portugal que possuem convênio com o Inep. Esses acordos garantem um acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior naquele país.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...