domingo , 29 dezembro 2024
Home Últimas notícias Brasil e Colômbia planejam implementar um projeto conjunto voltado para as comunidades quilombolas.
Últimas notícias

Brasil e Colômbia planejam implementar um projeto conjunto voltado para as comunidades quilombolas.

É necessário estabelecer um programa conjunto de apoio para garantir a proteção territorial, conservação da diversidade biológica e implementação de práticas agrícolas tradicionais nas regiões habitadas por comunidades afrodescendentes do Brasil e da Colômbia. A proposta será apresentada durante a COP-16, a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que acontece em Cali, Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro.

“Estamos levando à COP16 uma proposta conjunta entre Brasil e Colômbia que tem como foco o reconhecimento das comunidades afrodescendentes na implementação do tratado de biodiversidade”, afirmou Paula Balduíno, diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, durante uma sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) na semana passada.

A OEA aprovou por unanimidade uma resolução sobre reconhecimento, justiça e desenvolvimento sustentável para comunidades quilombolas no continente.

A COP sobre biodiversidade é resultado de um acordo da ONU estabelecido durante a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, sendo considerado um dos tratados mais importantes relacionados ao meio ambiente.

As metas para deter a perda de biodiversidade e garantir seu uso sustentável vêm sendo atualizadas regularmente entre os países da ONU. Para 2023, foram estabelecidas 23 metas com o objetivo de preservar a biodiversidade e assegurar benefícios justos e equitativos no uso de recursos genéticos.

O programa Quilombo das Américas, iniciativa conjunta dos governos do Brasil e Colômbia, busca fortalecer a identidade, memória e luta das comunidades afrodescendentes.

O programa visa estabelecer um espaço de cooperação entre essas comunidades, priorizando o reconhecimento de seus direitos, preservação de suas culturas e promoção da justiça social e racial, de acordo com o Ministério da Igualdade Racial.

O lançamento do programa, previsto para hoje em Cali, contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a vice-presidente colombiana Francia Marquez.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto...

Governo adia em seis meses a fiscalização de CACs pela PF

A emissão do registro e a fiscalização das licenças de Colecionadores, Atiradores...

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Em recurso apresentado ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira...