Se estivesse vivo, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, estaria completando 84 anos nesta quarta-feira (23). Mesmo após sua aposentadoria em 1977, o legado deixado pelo Atleta do Século continua impactando diversas gerações, mesmo aquelas que não o viram jogar. Um levantamento feito pelo Museu do Futebol em parceria com a Agência Galo revelou mais de 300 termos utilizados pelo público de diferentes faixas etárias para se referir ao lendário camisa 10. Essas menções foram capturadas entre os dias 23 de julho e 22 de agosto deste ano.
O apelido “Rei do Futebol”, pelo qual Pelé é mundialmente conhecido, é o mais citado no levantamento. A palavra “Rei” aparece em 59% das menções, sendo a mais popular entre todas as faixas etárias, seguida pelo termo “futebol”. A terceira palavra mais lembrada pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa, é “craque”.
Para o público com até 25 anos, os termos mais destacados são “Brasil” e “Santos”. Pelé conquistou três Copas do Mundo pela seleção brasileira e 24 títulos pelo Santos, incluindo dois Mundiais Interclubes e duas Libertadores, marcando 1.091 de seus 1.283 gols com a camisa do clube. Já para aqueles com mais de 60 anos, que tiveram a oportunidade de assistir ao Rei do Futebol em ação, os termos mais mencionados são “gol” e “melhor”.
O levantamento também analisou as diferentes regiões do país. No Sudeste, termos como “gênio”, “lenda” e “melhor do mundo” foram os mais lembrados. No Nordeste, destacaram-se “campeão” e “fenômeno”. No Sul, foram mencionados “gol” e “craque”. No Norte, as palavras mais associadas foram “ídolo” e “único”. Por fim, no Centro-Oeste, “seleção” e “sucesso” foram os termos mais frequentes relacionados a Pelé, que faleceu em dezembro de 2022 devido a um câncer de cólon.
Além disso, existem referências curiosas a momentos da vida de Pelé, como “Xuxa”, em alusão ao relacionamento com a artista, “ministro”, lembrando sua passagem pelo Ministério dos Esportes durante o governo de Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 1998, e “Maradona”, devido à rivalidade com o ídolo argentino pelo título de melhor jogador da história do futebol.
Sala Pelé
O Museu do Futebol, inaugurado em setembro de 2008, passou por uma grande reformulação no ano passado e reabriu em julho. Uma das novidades foi a criação de uma sala dedicada a Pelé. Recentemente, o espaço recebeu a camisa do New York Cosmos usada pelo Rei do Futebol em seu último jogo, um amistoso entre a equipe americana e o Santos (com vitória do Cosmos por 2 a 1, sendo um dos gols marcado pelo próprio Pelé, que jogou meio tempo em cada time).
“Pelé parou de jogar há 50 anos e ainda permanece na memória do futebol brasileiro, representando o desejo, o instinto e as possibilidades”, afirmou Leonel Kaz, um dos curadores do projeto de renovação do Museu, juntamente com Marcelo Duarte e Marília Bonas.
O Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h (horário de Brasília), com a última entrada permitida até as 17h. Os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), sendo a entrada gratuita para crianças até sete anos e para todos às terças-feiras.
Deixe um comentário